A Maior Folha do Mundo



Folha da Coccoloba


Brasil, maior país da América do Sul, concentra a maior floresta tropical úmida do mundo. Responsável por uma variedade de biomas que reflete a riqueza da flora e fauna brasileiras.
Muitas espécies são encontradas apenas no Brasil. E é nesta variedade que se localiza a maior folha do mundo. Em 1989, através de uma expedição na Flona do Jamari (RO), dois pesquisadores a descobriram. Com o “espanto” da descoberta, os engenheiros florestais incentivaram o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) com o objetivo de coletar oficialmente a espécie. A maior folha entre as dicotiledôneas, Coccoloba sp, pode atingir 2,5 metros de comprimento e 1,40 de largura.
Hoje a flona do Jamari é protegida oficialmente pelo IBAMA, o que possibilitou a conservação de várias outras espécies tão importantes quanto. Com a proteção da área foi possível ampliar as possibilidades voltadas para a catalogação de outras espécies, assim como o desenvolvimento das pesquisas. Além de preservarem a espécie, dentro da reserva estão cultivando as sementes da coccoloba, evitando o seu total desaparecimento. A amostra da folha pode ser encontrada no INPA, localizado em Manaus, na sede do IBAMA, Brasília e na Casa da Ciência, Rio de Janeiro.




Fotos e Pesquisa - Felipe Camera

© Copyright - Todos os direitos reservados ao autor. Lei nº 9.610/98.
Este material fotográfico não pode ser copiado, publicado, editado, transmitido, vendido ou redistribuído sem prévia autorização do autor.

Nenhum comentário: