Parques Nacionais de Utah

Canyonlands National Park e Arches National Park



Caminhar nas terras vermelhas no Sul de Utah é como sentir um pouco a sensação de estar pisando em um outro planeta. Mais precisamente, dentro dos parques nacionais e das terras selvagens que se encontram próximos à cidade de Moab e seus Distritos.
Uma boa dica para você fazer este roteiro é sair de Salt Lake City (Utah - Estados Unidos). De carro, você vai fazer uma viagem de aproximadamente 4 hrs até Moab. A estrada é linda e em ótimas condições.
Chegando em Moab, você vai se sentir entrando em uma daquelas vilas que vemos nos filmes de faroeste americano. Um lugar muito agradável para se hospedar e organizar todo o roteiro. Lá, encontrará bons hotéis, campings, restaurantes, postos de gasolina e várias lojinhas com artigos locais. Tudo muito bem estruturado e aconchegante.
Em Moab e ao redor da cidade, encontram-se os Parques Nacionais compostos por suas diferentes formas geográficas, vegetações e rico ecossistema. Uma província geológica esculpida por belíssimas rochas sedimentares em uma área que possui notáveis características naturais sustentadas por um fascinante deserto. Os parques Arches National Park e Canyonlands National Park são duas ótimas opções para dar o seu passo inicial.
O parque Arches National Park fica localizao no interior de Moab, enquanto que o Canyonlands National Park fica há uma hora e meia da mesma. Ambos estão abertos aos visitantes. Para acessar os parque, é cobrado um ticket no valor de dez dólares por carro. O ticket é válido por sete dias. Na entrada destes Parques encontraram-se Centros de Informações aos visitantes onde se disponibilizam mapas, folhetos e demais informacões para você, turista. Os Centros estão abertos de nove da manhã às quatro e meia da tarde. Cada parque dispõe de diferentes atividades. Todas as áreas dos parques são perfeitas para quem gosta de atividades esportivas, radicais, fotográficas e de auto-conhecimento. Oferecendo total suporte para passeios de balão (balonismos - sobrevoando certas áreas dos Parques), prática de paraquedismo com profissionais credenciados, canoagem no Rio Colorado, escaladas e caminhadas supervisionadas. Outra boa opção para se divertir e conhecer os parques, é alugar um jipe 4x4 ou uma moto para percorrer algumas das trilhas criadas só para a prática do offroad. Tudo muito próximo da cidade e com lindas paisagens selvagens naturais
E falando-se de paisagens naturais, o Parque Canyonlands National Park tem o mérito de ser uma das últimas áreas naturais mais intactas do Planalto do Colorado. Esta grande área também abrange o Rio Colorado e seus afluentes. Formado por um ecossistema único composto por Canions, extensas falésias, notáveis depósitos de rochas sedimentares e profundos desfiladeiros. É muito conhecido também por ser um deserto de alta altitude. Tudo isso com uma história de centenas de milhões de anos. O Canyonlands National Park é formado por três distritos: o Island in the Sky, Needles e o Maze. Todos oferecem diferentes atrativos turísticos e exploração cultural e visual. É necessário mais que um dia para conhecer bem cada distrito. O terceiro distrito só é possível acessar com carro 4x4 e com autorização. Outra dica imperdivel é conhecer o Green River, pois é outro ponto com uma visão belíssima que se localiza no coração do Parque.
Quanto ao Arches National Park, este tem toda sua particularidade. Ele preserva mais de 2000 mil arcos naturais, entre eles o mundialmente conhecido Delicate Arch - pode ser considerado a oitava maravilha do mundo. Uma estrutura natural de total equilíbrio e que não pode deixar de ser visitado. Gerado por grandes forças da natureza, o parque é composto por paisagens muito coloridas e contrastantes. É revelado por camadas rochosas, erosões e texturas diferentes que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. É um deserto que está sempre em constantes mudanças naturais. Sendo assim, um território também perfeito para quem pratica caminhadas, objetivando o contato direto com a natureza. O Centro de Visitantes disponibiliza guias credenciados para passeios em grupo. Há, como opção, algumas trilhas de até três horas de caminhada e diferentes níveis de dificuldade. E para os mais aventureiros, existem trilhas que podem ser percorridas por mais de 8 horas. Alguns programas não são autorizados para crianças menores de 5 anos. Logo, como um programa muito procurado, dependendo da temporada o recomendado é fazer reservas com antecipação. E os melhores meses para conhecer estes lugares são março, abriu, maio e a primeira quinzena de junho. E para quem gosta de um friozinho o final do ano é uma otima temporada. E no inverno a luz se torna belissima, formando um efeito visual muito especial.
Quem disponibilizar de mais tempo para outros programas além dos parques, Moab é rodeado de uma area muito extensa de terras selvagens adminstradas pelo Governo Federal Norte Americano (BLM - Bureau of Land Management) que são áreas públicas onde você poderá fazer seu próprio roteiro e desbravar terras e trilhas pouco conhecidas. E dentro desse perímetro existe uma área perfeita para se aventurar em trilhas para mountain bike, com circuitos de alto nível chamados Sands Flat Recreation Area. Este ponto é uma das regiões mais conhecidas nos Estados Unidos, é praticamente um parque de diversão para os praticantes e apaixonados pelo esporte.
Para fechar vale a pena conhecer as cadeias de montanhas “Manit-La Sal”, uma parada obrigatória para boas fotos e curtir belas montanhas e um belo horizonte, principalmente durante o pôr do sol.
E o que mais chama atenção nisso tudo é o atencioso trabalho de concientização, preservação, monitoração e educação ambiental feito pelos orgãos responsáveis por toda a área. Lá preservar é o lema número um. Viva a diversidade ambiental.
Aproveite bastante e HAVE A GOOD AND SAFE TRIP...

Fotos e texto - Felipe Camera


© Copyright - Todos os direitos reservados ao autor. Lei nº 9.610/98.
Este material fotográfico não pode ser copiado, publicado, editado, transmitido, vendido ou redistribuído sem prévia autorização do autor.













Nenhum comentário: